Histórico

Histórico

O Colégio Meritum foi fundado em 08 de Novembro de 1997, por seus mantenedores Patricia Stoicov Ricardo (Pedagoga e Especialista em Distúrbio de Aprendizagem) e Adilson Ricardo ( Economista) . Uma empresa familiar que acredita na mudança e transformação daqueles que nos propomos a educar.

Em 1997 fundamos a Escola de Educação Infantil, para atender alunos de 2 à 6 anos, neste ano começou a nossa história, um sonho de garantir a estes alunos a melhor educação. Nove anos se passaram, investimos nos profissionais com incentivos na capacitação pedagógica, que quando iniciamos, a nove anos atrás, os profissionais tinham o curso magistério, e hoje são todos graduados em Pedagogia, com cursos de capacitação e especialização nas áreas educacionais.

Temos uma preocupação com os alunos que apresentam dificuldades para se alfabetizarem, oferecendo alternativas diferenciadas , com profissionais capacitados em distúrbios de aprendizagem.

Durante estes nove anos, tivemos muitos erros que serviram de referencia para aperfeiçoar e melhorar cada vez mais a nossa qualidade de ensino, acreditamos que o erro nos faz crescer e melhorar cada vez mais. Os acertos são conseqüências da preocupação em analisar sempre no que erramos e porque erramos, e usá-los como exemplo para os futuros acertos.

Ao alfabetizar uma criança, é fundamental que o professor tenha um olhar holístico, pois nenhuma alfabetização ocorre de forma homogênea, o professor precisa conhecer seu aluno individualmente, a sua história, suas necessidades, seu conhecimento prévio e acima de tudo respeitá-lo nas suas dificuldades, e assim alfabetizá-lo com base estruturada de ensino séria.

Em janeiro de 2002, inauguramos o novo prédio da Escola Meritum, para atender os alunos do ensino fundamental de 1ª à 8ª séries.

Hoje, os resultados desta educação, que iniciamos em 1997, são obtidos no acompanhamento destes alunos no ensino fundamental, pois podemos comprovar a eficiência da alfabetização.

Temos uma preocupação com os alunos que recebemos de outras instituições, pois muitos apresentam deficiências de aprendizagem, para que possamos dar continuidade, oferecemos a esses alunos aulas de reforço e monitoria em horários diferentes das aulas.

 

Missão

A nossa missão é educar. Isto é, proporcionar o desenvolvimento das habilidades necessárias à plena formação do indivíduo.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>

Educar é caminhar com os quatro pilares da Educação, procurando organizar a aprendizagem e vencer os desafios ao longo da vida. Portanto, educar é sinônimo de:<o:p></o:p>

- aprender a conhecer: é necessário que o aluno conheça os instrumentos da compreensão para construir um conhecimento, baseado na aprendizagem significativa, ser transformador da sua própria aprendizagem;<o:p></o:p>

- aprender a fazer - a criança ou o jovem deve ser o construtor da sua aprendizagem, participando de projetos ou desafios, que tem como objetivo apresentar conteúdos com uma visão interdisciplinar e construir um espaço de cultura viva, dentro e fora da escola;<o:p></o:p>

- aprender a viver - é educar a criança e o adolescente para a convivência, para construção dos valores e a vivencia dos princípios da ética nas relações. O aprender a viver, é formar um cidadão integro, com visão humanística que integra a cultura da razão com a cultura da emoção e sensibilidade;<o:p></o:p>

- aprender a ser - é a base essencial que integra os três precedentes, desenvolvimento da personalidade, autonomia, discernimento, responsabilidade pessoal, exercitando a consciência dos direitos e deveres no comportamento pessoal e coletivo, aprendendo a construir a sua identidade. Não adianta o homem armazenar conhecimentos se não tem condições de administrar seus sentimentos, suas escolhas...<o:p></o:p>

A nossa maior missão é: "EDUCAR NOSSOS ALUNOS PARA VIDA.

 

Princípios Educacioais

É essencial que as famílias tenham o conhecimento da proposta educacional da escola de seus filhos, para que possam participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

O mundo em constante transformação, traz questões que direta ou indiretamente estão relacionadas a educação.

Atenta a esta realidade, a ESCOLA MERITUM, sedimentou nesta década, uma prática consciente e plenamente adequada as necessidades contemporâneas.

Nosso projeto, referencia no segmento educacional, está assentado em dois pilares: O ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO AOS ALUNOS E AS FAMÍLIAS E A REFLEXÃO CONSTANTE SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO.

Este projeto é a diretriz que expressa os objetivos educacionais e a opção metodológica adotada pela COLÉGIO MERITUM, no cumprimento de sua missão de educar.

Em particular, o projeto expressa os seguintes princípios, que intencionalmente devem ser trabalhados por toda equipe da escola:

- integração social;

- atenção a realidade histórica

- formação integral

- autonomia responsável

- formação do pensamento crítico

- preparação para formação continua

- desafio a diversidade.

A Meritum tem a Visão de ser a melhor organização de ensino da região, reconhecida como centro de referencia no emprego de novas tecnologias e métodos pedagógicos, aplicados a educação, considerando:

- valorização da educação e do conhecimento;

- autonomia;

- capacitação permanente dos profissionais;

- ética, integridade e honestidade;

- espírito público e cidadania.

by Universitário / R: Dr. Amâncio de Carvalho 777 Tel: 4125-4962 / 4123-4552